sábado, 27 de agosto de 2011

ATRÁS DISSO

Há causos, cousas, coisas, coisinhas...
Trens, tarecos, cositas
Coisas da terra. Do além.
Coisas públicas. Coisas privadas.
O privado tem dono. Pode ser único. Uma empresa com acionistas. Uma empresa de três donos. Ou três dividindo falcatruas. Levar vantagem pessoal é a tônica. Na empresa os lucros são divididos entre os acionistas.
Será que pensam que brasileiro vai ficar sempre deitado em berço esplêndido? E a turma do oba-oba deitando e rolando sobre a população? Despertem cidadãos!
Atrás disso (que será o disso?) sempre tem uma mão aberta levando as porcentagens.
Após fecha com toda força. Ninguém entra ninguém sai. E juntam-se para rir daquele que se acha inteligente. Não dá para citar profissões, pois pode faltar alguma. Mas que o rol é grande... Ah se é!
O público tem donoS. São todos os cidadãos de folha corrida limpa. Citam-se os adultos e senis saudáveis. O púbico está sendo gerido por alguém que, às vezes, por descuido, foi colocado na gerência de uma população, de uma estatal, de um grupo de funcionários. Quando alguém é eleito por voto popular desfaz uma rede de cabides de empregos. Mas... logo reúne novos cabides e outra rede é organizada. E esquece de faxinar (termo do momento) no momento certo. Uma cascata nova gera novas forças. A população pensa: agora vai dar certo. E o caleidoscópio gira outra vez. È como novo romance. No começo: encontro da pessoa certa. Poucos meses ou até dois anos uma primavera constante. Após vem as tormentas. Talvez, para ser menos dramático, uma neblina suave. Ainda bem que os cargos são mutáveis. De tempos em tempos surgem pessoas qualificadas para o exercício público. Cursos técnicos não faltam. Por sinal, que tal um curso para candidatos no sistema público?
A água é fonte de vida. A vida é do cidadão. Para fiscalizá-la DEVE SER PÚBLICA. Como vamos fazer isso SE entregarmos de bandeja a patrimônios privados? Talvez com mãozinhas preparadas para receber sua comissaozinha.
Vamos ao plebiscito conscientes: a água é NOSSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário